Desvendando o Nintendo Wii


Brick – Semi Brick:

A palavra “brick” vem do inglês e significa tijolo. Na linguagem dos jogadores “brickar” significa inutilizar, quebrar; transformar o video game em um tijolo. No Wii o termo é dividido em dois, “Semi Brick” e “Full-Brick”.

Semi Brick: Geralmente ocorre quando o console é atualizado através de um jogo de região diferente do firmware. No Wii existe um arquivo chamado “SYSCONF” que é reponsável por determinar a região do Wii, entre outras coisas.Já o “System Menu” é a platarforma gráfica de interação com o usuário (tudo que é visto quando se liga o console).

Quando você atualiza o video game com um jogo de região diferente o “System Manu” é trocado mas o “SYSCONF” não. Esta incompatibilidade ocasiona alguns erros. Felizmente, apenas algumas das funções do video game são perdidas. Este “Brick” é facilmente indentificado através de uma mensagem de erro nas opções do Wii. – veja>>

Para resolver este problema é só atualizar o console com um jogo de mesma região.

Full Brick: Ocorre quando algum arquivo da memória interna (NAND) é corrompido ou incompatível. Este é pior do que o Semi Brick pois o console liga, mas trava em uma tela preta.

Banner Brick: É uma espécie de “Full Brick”, mas é causado por um arquivo .wad com imagens de tamanhos que não é suportado pelo System Menu. Após a tela de advertência o Wii trava na mensagem “System Files are Corrupted” (arquivos do sistemas estão corrompidos).

Hard Brick: Termo usado para defeitos no hardware (componentes eletrônicos) do console. Geralmente são causados por superaquecimento, instabilidade elétrica e outros fatores que forçam o hadware a trabalahar de forma inadequada.

Unbrick: Termo usado pela comunidade para ferramentas ou técnicas de resolver o brick. Literalmente seria destijolar, mas a adaptação para o português é desbrickar.

Trucha Bug – Fake Sing:

O Wii é o console que possui a maior cena Homebrew atualmente. Isto graça a várias ferramentas criadas para permitir que usuários pudessem manipular o video game a sua maneira.

Umas das ferramentas mais importante é o “Trucha Bug”, uma falha que permite, entre outras coisas, rodar backup e jogos modificados por você (Guitar Hero Custom, por exemplo).

O que é trucha bug?

Todos os jogos, aplicaçõe (canais, Wii Wares, etc.) e arquivos do sistema (System Menu, IOS, etc.) no Wii possuem uma assinatura dada pela Nintendo. Essa assinatura assinatura é digital e serve como proteção. Todos softwares executados no Wii pedem uma checagem de assinatura.

Fazendo uma comparação para que você entenda melhor, esta assinatua é semelhante a assinatura de um cheque (ou uma senha de cartão de crédito). Caso você tente sacar algum dinheiro com um cheque com assintura diferente do dono (ou uma senha de cartão errada), você  será impedido pelo banco.

O mesmo acontece com Wii, quando você bota um jogo no console ele checa se a assinatura é mesmo a da Nintendo. Caso você tente usar algum jogo, ou aplicação, com assinatura que não seja da Nintendo não será permitido. Esta checagem de assinatura existe para garantir que o conteúdo para o Wii seja feito somente pela Nintendo ou empresas licenciadas.

O Trucha Bug é um código bem pequeno (25 linhas, apenas) que “pula” esta checagem de assinatura fazendo com que o Wii execute a aplicação, ou jogo.

Outro uso bem interessante é a possibilidade de quebra de criptografia. Criptografia significa “escrita oculta”, é usada para que o conteúdo de uma mesnsagem seja lido apenas pelo portador da assinatura (chave). Observe a figura de um código criptografado e outro não:

Criptografado:

programa criptografado

Conseguiu entender alguma coisa?

Normal:

Sem criptografia.

Bem, também é dificil de entender. Mas uma pessoa que entende informática pode ler perfeitamente.

Os jogos e aplicações da Nintendo são criptrografados. Por isto que você não consegue ver o conteúdo de um DVD de jogo no computador. A possibilidade de poder ver de maneira mais clara como as aplicações e os jogos da Nintendo funcionam possibilita  a programadores aprender e criar sua proprias aplicações para o Wii.

Para o usuário domético é possivel alterar os jogos criando uma versão única. Exemplos, Guitar Hero com musicas alteradas; Smash Bralw com personagens alterados; PES com campeonatos customizados e narração em português; entre outros.

Por que não se usa a assinatura da Nintendo?

A assinatura da nintendo é protegida por criptografia. É extremamente difícil descobrir uma assinatura criptrografada. Mesmo com alguns computadores bons trabalhando em conjuto levaria  anos para ser descoberta. Então, é muito mais fácil apenas “pular” a verificação.

Assim como a assinatura no papel, se você clonar uma assinatura digital estará cometendo um crime. “Pular” a verificação é uma maneira de acessar o Wii de maneira mais proxima da legalidade (contanto que você não esteja usando nenhum conteúdo de terceiros). Isso significa dizer que a a maioria das aplicações Homebrew são totalmente legais. A única maneira para  Nintendo impedir isto, era obrigando que a verificação fosse feita.

Exatamente isso que ela fez! Infelizmente, apartir da versão 3.4 do firmware a nintendo bloqueou a possibilidade do uso do Trucha Bug, corrigindo o erro. Essa mudança criou, e ainda vem criando, transtornos para os fãns e usuários de Homebrew. As aplicações com bug  não são executadas. Nos DVDS o bloqueio é tão forte que, somente inserir um  DVD com  o “Trucha Signed” (Assinatura Trucha) o Wii trava, e uma tela preta com uma frase indicando que o DVD não pode ser lido aparece.

A solução:

O time de programadores WiiPower lançou uma solução para este problema, o Trucha Bug Restorer. Esta aplicação instala uma versão antiga da IOS 15 que possui o Trucha Bug. Com a IOS 15 você modifica a IOS36 para que ela também possa usar o Trucha Bug (A IOS 36 possui mais recursos).

Após, é recomendado instalar a cIOS 38 rev14 (IOS 249) para executar seu Homebrews.

Fake Sing: O trucha bug também e conhecido como “fake Sing” que  significa assinatura falsa. Já expliquei que não se trata de uma assinatura falsa e sim um método de evitar a checagem de assinatura. Trucha em espanhol é uma espécie de peixe, o termo é usado também como mentira, boato, “história de pescador”. Não se sabe se os criadores usaram este termo para divulgar mais facilmente a ferramenta ou para tirar um “sarro” com a Nintendo. A falha da nintendo é tão absurda que parece história de pescador!^^

14 Respostas to “Desvendando o Nintendo Wii”

  1. Marcos Silva Says:

    Boa tarde

    Possuo um wii desbloquado por soft. Gostaria de instalar o channel do youtube, só que ao tentar fazer, o wii avisa que o meu shop channel está desatualizado. Lí na net um tutorial que ensina a atualizar apenas o shop channel e a ios61. Há algum risco de eu bricar meu wii fazendo isto? Há alguma forma de instalar o youtube como app ou a wad para baixar?

  2. fuukito Says:

    Help! Se eu usar o trucha bug no meu wii, pode acontecer alguma coisa com a memória interna? Não entendi muito, se não tem como instalar wads ou o próprio cios por outro método? Meu Wii é 4.3u!

  3. matenai Says:

    gostaria de saber como indetificar a forma de destravamento , ou melhor saber como atualizar o destravamento do chip sem abrir o aparelho !!.
    pois ñ sei qual tipo de chip o aparelho está destravado !!

  4. MILAF Says:

    Não sei oq aconteceu.. Tenho instalado o Neogamma, e estava rodando jogos via HD externa, e estava lendo normal.. Não sei se foi algum jogo, mais qdo passei alguns jogos e fui tentar rodar, nao deu certo, mais os que estava rodando continuou, depois que desliguei o wii e liguei denovo eu tentei iniciar o neogamma e nao consigo mais, ele inicia e trava, e também não esta rodando os jogos que eu tinha em dvd que rodavam… ja mandei pra um cara aqui (que instalou o neogamma pra mim) ele fez o backup e nao consegue desintalar o neogamma pra instalar denovo, e me devolveu o videogame assim… oq posso fazer?? vc ja viu isso acontecer??

  5. Daniel Neves Says:

    Muito bem explicado, parabéns!

  6. Juliana Says:

    Muito bacana o post, me ajudou a esclarecer várias dúvidas! Obrigada!

  7. fernando Says:

    o q fazer quando coloco jogo e ele da erro 002. alguem pode me ajudar

  8. paulo Says:

    por acaso posso usa-lo em uma placa lu65 e como faço pra instalar o HBC nessa placa????plz ajude-me agradesço desde jah

    • Lucy Says:

      por favor, alguem q tem LU65 fez o procedimento do trucha bug com sucesso?

  9. Wii ->Protega-se Contra Bricks e Semi-Bricks! « ÐeaÐ Consolesbr's Brasil Says:

    […] Se você deseja uma explicação mais completa sobre brick – Mais>> […]

  10. [Wii] Unbrick Pack v0.1 « Says:

    […] Este pacote foi criado para ajudar as pessoas que estão encontrando dificuldade em restauraurar seu Wii  “Semi Birckado”. Para saber mais sobre brick – Veja>> […]

  11. Descobrindo o firmware e o nº de série do Wii: « Says:

    […] Semi Brick: Caso você não consiga acessar o “System Settings”, infelizmente seu Wii foi atualizado com um jogo de uma região diferente do video game. Você verá uma imagem de erro parecida coma figura abaixo. O nome deste erro é Semi Brick – Mais>> […]

  12. [Wii]10 Super Dicas Anti-Brick « Says:

    […] Se você deseja uma explicação mais completa sobre brick – Mais>> […]

  13. [Wii] Habilitando “fake sing” (Restaurando o Trucha bug) « Says:

    […] [Wii] Habilitando “fake sing” (Restaurando o Trucha bug) By kala-lolo trucha bug […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: